De acordo com a necessidade é possível criar diferentes brinquedotecas:
- em escolas e creches: tem finalidade pedagógica;
- em comunidades ou bairros: estimulam as relações de vizinhança;
- as terapêuticas: auxiliam no tratamento de crianças portadoras de deficiências físicas e mentais, muitas vezes criando brinquedos adaptados;
- em hospitais: amenizam o sofrimento das crianças internadas;
- em universidades: servem como espaço de pesquisa sobre o comportamento infantil,testando novos brinquedos e brincadeiras;
- as circulantes: atendem às crianças de periferias, através de ônibus, caminhonetes,...;
- em clínicas psicológicas: auxiliam no tratamento de crianças com problemas comportamentais;
- em bibliotecas e centros culturais: funcionam principalmente como espaço de incentivo à leitura;
- as brinquedotecas temporárias: criam espaços de lazer e diversão em shopping centers e grandes lojas;
- em casa: reúnem brinquedos e ajudam as crianças a aprender sobre organização e responsabilidade;
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